Kodak Portra 400










Since I started to be interested in film photography I read people commending and glamorizing Portra films from Kodak. Last year, I bought Portra ISO 400 and 160 but used the first one only, mainly because I don't know how to set my camera to ISO 160, hahaha #shameonme
What can I say about the result?
Different from Ektar 100, I found the ISO 400 perfect for every situation, from indoors to outdoors. About that, I didn't face any problem. But I must say that the colours left much to be desired, specially when shooting indoors. As much as I loved the strong colours of Ektar 100, the colours on Portra 400 kind of faded out. Maybe that's why it is more recommended to portrait photography since it gives a gentle tone to the skin.
I'll give 4 little hearts to this film :)

Let's go to the photos:
1 to 7 were made at Daniel Briand, one of my favourite spots here in my city.
8 to 11 taking a walk through Brasília.
P.s.: Portra 400 is also know for its finest grain, according to Kodak. The nosy dirty texture is courtesy of my wonderful scanner... again. ¬¬' I wish I could show you how smooth these photos are without the noisy texture :(
Desde que eu comecei a me interessar por fotografia analógica, leio pessoas elogiando e endeusando os filmes Portra da Kodak. Ano passado, comprei o ISO 400 e o 160. Só usei o primeiro, porque não sei como configura a câmera pra ISO 160, hahaha #shameonme.
Mas o que eu achei do resultado??
Diferente do Ektar 100, acho o ISO 400 ideal tanto para fotografar em ambientes internos, como ao ar livre. Quanto a isso não tive nenhum problema. Mas, confesso que as cores, principalmente em fotos internas, deixaram um pouco a desejar. O tanto que eu amei as cores mais definidas no Ektar, no Portra 400 acho que elas desapareceram um pouco. Talvez seja por isso que esse filme seja mais recomendado para fotografar retratos, já que o tom da pele fica bem mais delicado :).
Vou dar 4 corações pra esse filme :)

Vamos para as fotos:
1 ao 7 foram feitas no Daniel Briand, um dos meus lugares favoritos daqui da cidade.
8 ao 11 passeando por Brasília.
P.s.: O Portra 400 também é conhecido por ter a granulação mais fina do mundo, de acordo com a Kodak. Lógico, que esses sujinhos intrometidos são cortesia do meu scanner maravilhoso... de novo. ¬¬' Eu gostaria muito de poder mostrar como as fotos são sem essas sujeirinhas :(

18 comentários

  1. Oh sweets!)))) i like the first picture most of all! It's simply but has it's own strong atmosphere :)

    ResponderExcluir
  2. Juro que as primeiras fotos (as da comida) pareciam que foram tiradas na europa! haha nem parece que esse lugar fica no Brasil!
    Estou super apaixonada pela 1ª foto *o* você podia postar ela lá no flickr pra gente favoritar né? HSUAHSUAHUSA
    Adorei a sua blusa e a sua bolsa marrom *---*
    Mesmo com esses sujinhos elas ficaram lindas ♥♥
    beijos ;*

    ResponderExcluir
  3. Eu amei todas as fotos! e nao vi onde estao as sujeirinhas o_O
    Concordo com a feeh, as primeiras fotos estao belissimas! super europeias! kkkk
    Quero ir nesse lugar qdo for passear ae! :~
    E adorei vc ter aparecido nas fotos \o/

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. as fotos estão lindas!!! ai desejei macaron agora!

    ResponderExcluir
  5. As fotos estão realmente lindas! Preciso de uma analógica logo.
    bjss

    ResponderExcluir
  6. +1 ali no que a Feeh disse sobre parecer Europa, haha! Fotos lindas, e eu particularmente sou apaixonado por essas sujeirinhas do scanner. <3

    ResponderExcluir
  7. Realmente vc está de parabéns entrei aqui por indicações me falaram do seu blog lindo a fotos nem se fala , estou seguindo seu blog e vou recomendar para muitos q gostam de fotografias ^^, gostaria de deixar aqui meu blog para vc fazer uma visitinha e se gostar pode seguir http://apprenticealice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Suas fotos são sempre tão lindas, amo!

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei da "sujeirinha" de bônus. Deu um charme. hahaha

    ResponderExcluir
  10. e você acredita que essas sujeirinhas deu o charme para as fotos?! Eu adorei, ficou linda :D

    amei, fiquei realmente apaixonada pelas suas fotos quando vi a sua entrevista no blog da feh!

    amei mesmo! você tem muito talento e adorei as suas resposta :D

    beijinhos :*
    japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  11. Esse lugar aí em Brasília eu preciso conhecer! Devo ir esse ano ainda pra cidade rever a família e já deu vontade de passar uma tardezinha lá. :)

    http://www.paleseptember.com

    ResponderExcluir
  12. aaaah eu adorei as fotos e fiquei curiosa pra ver a diferença... acho q vc poderia ter colocado umas fotos do outro filme pertinho dessas pra ver a comparação melhor nao?

    fiquei curiosa hahaha eu adoro suas fotos.. jeitinho cotidiano bom, bonito... saudade de vc e seus posts! vc deu uma sumida do meu blog ou eu sumi daqui hahahaha beeeijoss!

    ResponderExcluir
  13. Meu scanner sempre fica com essas granulações também! Mas as vezes acho que fica a graça da foto :P
    As fotos saíram lindas demais!!

    ResponderExcluir
  14. belles photos! E a granulação é o charme das fotos.

    ResponderExcluir
  15. Como leiga que sou (infelizmente =~~), eu adorei as fotos! =DDD Especialmente as internas, acredita? Lógico que as externas ficaram maravilhosas, mas é que as no Daniel Briand ficaram, pra mim, com um ar de anos 80, bem saudosista (não sei se 'tou viajando muito, hehe)!
    P.S.: As três estão lindas, muito chiques!

    ResponderExcluir
  16. I have been waiting to try Portra 400 as well, your photos of the Portra looks great (:

    ResponderExcluir

Toffee Drops