Journée internationale de la Francophonie


Eu confesso pra vocês que há algum tempo eu achava francês uma língua bem chatinha e que toda a França era bem superestimada. Mas no início desse ano, por questões profissionais e pessoais, resolvi aprender francês. Fiz o intensivo de verão de um pouco mais de um mês na UnB (nem me lembrem todos aqueles dias acordando 6h da manhã O_o) do nível Básico 1 e agora em Abril não vejo a hora de começar o Básico 2 ^_^ (à tarde mesmo, ufa!).
Com toda minha empolgação e o fato de hoje ser o dia internacional da francofonia, decidi iniciar uma... hmm.. tag (?) com dicas não só para melhorar o aprendizado do francês, como também pra gente conhecer um pouco mais dessa cultura que muitas vezes passa tão despercebida. Por isso, hoje decidi selecionar algumas músicas francesas que eu e minha professora particular irmã escolhemos. Confesso que de início pensei que esse tipo de música era daquelas chatas e que pararam no tempo (apesar de que muitas músicas antigas são melhores que as atuais. Fato!). Mas me impressionei como os artistas francófonos agora estão pra todos os gostos: do clássico Charles Aznavour até as indies Brigitte.


Existe algo melhor pra treinar a audição e a pronúncia do que música? Além de ser um dos meus passatempos favoritos, escutar músicas em idioma estrangeiro é um ótimo exercício. Por isso, vou apresentar a vocês duas artistas que eu adoro escutar e uma que é recomendação da minha irmã.

1. Cœur de Pirate: bem conhecida, Béatrice Martin é uma artista canadense de Montreal e foi dela a primeira música francesa que eu gostei. Por incrível que pareça, escutei "Ava" em um desses Tumblrs da vida que a música começa a tocar e você não sabe de onde é!! Nesse tempo de procurar aba por aba, acabei gostando da música e já estava procurando pra ver quem era a cantora e poder baixar a música pra mim!! Recomendo também "Adieu" que tem um ritmo bem legal e diferente do que imaginaríamos de música francesa. Além de tudo, as letras são bem simples e fáceis de acompanhar até pra iniciantes como eu :D.

2. Joyce Jonathan: gostei muito das músicas dessa cantora francesa com um ritmo bem pop, daqueles que a gente está acostumado a escutar nas rádios. A diferença é que não é em inglês e sim em francês. Recomendo "Je ne sais pas" e "Ça ira". Mas, diferente da primeira, achei as letras bem complicadas e difíceis O_O.

3. Brigitte: não, não é a Brigitte Bardot, mas sim uma dupla parisiense de música indie francesa!! Essa é indicação total da minha irmã (até porque a Joyce é metade dela, metade minha, hahaha) e segundo ela as letras também são bem fáceis e simples pra acompanhar. Ela recomenda "Battez vous" e "L'échappée belle".

E vocês? Quais outras músicas francesas conhecem?
Espero que tenham gostado do post e não vejo a hora de compartilhar mais das minhas descobertas como estudante de francês :).
À bientôt!

Chansons françaises by Andrea on Grooveshark

19 comentários

  1. Musicas na língua francesa são otimas! Pena que não são muito conhecidas, outra dica é o stromae, adoro alors on dance :)

    ResponderExcluir
  2. Hey, tenho pensado em aprender francês pra vida mesmo, um futuro mestrado rs, mas sabe, é uma língua que gosto de ouvir e não me vejo falando D: ... mas vamos ver ... já conhecia as indicações, menos Brigitte, são ótimas mesmo ^^ ... eu já ouvi uma época o cantor "Cristophe Maé" :*
    www.moniitorando.com

    ResponderExcluir
  3. Mas gente, quanta música linda! *-*
    Eu estou procurando um curso de francês, pois preciso por causa do mestrado (e não gosto de espanhol). E foi super ótimo ouvir as músicas que você indicou.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Quanto amor <3 Sou apaixonada pela língua francesa, e acho que será a próxima a ser estudada. Eu amei a "Ava" e a "Ça ira".
    Minha preferida francesa é a "Ne me quitte pas". Eu ouvia quando criança numa série que tinha e achava tão perfeita.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. eu amo a cultura francesa e a língua francesa e a França e aaaahhh!
    meu sonho é visitar Paris. <3

    amo teu blog, moça. nunca tinha comentado aqui antes, mas amo as suas fotos e tudo, hihi. :)

    ResponderExcluir
  6. Eu tb nunca me interessei por francês, até ir à Paris! ahaha Depois que voltei comecei a estudar por conta pela internet pelo site Babbel.com.. e tô adorando! Se isso não for fogo de palha e eu realmente curtir, vou procurar uma escola pra aprender pra valer! Eu tava atrás de indicações de músicas em francês e vem você com esse post lindo...obrigada! <3 haha bjo

    ResponderExcluir
  7. Oiiii, tudo bem? Eu moro em Quebec, parte francesa do Canada. Cheguei aqui sem falar nada... to a 1 ano e 5 meses e ainda tenho dificuldades para me fazer entender, porem entendo bastante. To trabalhando em uma loja para treinar o meu frances, que aqui é bem diferente do frances da frança. Diria que é como o portugues do Brasil e de Portugal.
    Acho o idioma lindo e dificil.

    Adoro Coeur de Pirate, mas queria indicar tbm um cantor que faz muito sucesso aqui no Quebec, o louis jean cormier. Escuta a musica "Ce soir l'amour est dans tes yeux". Espero que vc goste da minha dica. Beeeijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro músicas francesas, de verdade. Eu sempre achei a língua francesa bem sexy de ser ouvida. E bem harmoniosa, na verdade eu acho as mulheres francesas arrebatadoras, são tão confiantes e cheias de si, e possuem esse total desprendimento de corpo, logo depois dessa minha crush eu decidi procurar por vários artistas franceses também. E adorei esses que você indicou. Amei mesmo ♥

    ResponderExcluir
  9. Adoro Coeur de Pirate!
    Amei a playlist.
    Nunca pensei em aprender francih!

    ResponderExcluir
  10. Aaah... Vieira de Pirate! Como eu ouvia há alguns anos! Acabei esquecendo que existia... obrigado por me lembrar! s2
    Amo Francês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... comentei pelo iPhone e ele, ao invés de Coeur, corrigiu para Vieira... vai entender! :S

      Excluir
  11. Só comecei a me interessar por francês ano passado, e música foi uma das primeiras coisas que corri atrás haha Recomendo também o Stromae, ele é belga e tem uma pegada hip hop e eletrónica que eu acho bem legal. Adorei Ava!

    enquantotipico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que post mais lindo!! Amo francês e já to amando essa tag :)

    Agora vou ouvir todas as músicas hehe :P Beijos ♥

    ResponderExcluir
  13. Que post lindo! Sou apaixonada por música francesa <3 Desde as mais animadinhas até as mais calminhas. Por sinal, recomendo ouvir Carmelia Jordana <3 <3 Bjs
    http://filvros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. wonderful photos!
    I really love your blog :)

    http://www.dariabesedina.com/

    ResponderExcluir
  15. To apaixonada aqui, meu Deus! Fico encantada quando encontro um blog com ilustrações, imagens e cores fofas.. meus olhos brilham de uma maneira.. parece que encontrei um tesouro kkkk um beijão!

    www.toquedeformosura.com

    ResponderExcluir
  16. Teve uma época que eu viciei em Coeur de Pirate, é muito fofo como a maioria das músicas francesas soam *-* dá aquele soninho hahahaha Mas eu nunca cheguei a procurar outros artistas, não sei porque.
    Acho uma língua desafiadora como o português, até comecei a aprender, mas não consegui dar continuidade, mas quem sabe um dia né?
    Obrigada pelas dicas, beijos <3

    www.valentinassake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu esses dias atras conheci uma cantora francesa é muito boa as músicas dela e super inspiradoras, infelizmente no momento não consigo lembra o nome, mas é muito legais! Muito linda todas essas músicas *-*
    Beijinhos
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  18. Acho que falar francês além de ser um diferencial no seu currículo é um charme! Boa sorte no seu próximo nível.
    danielices.com

    ResponderExcluir

Toffee Drops