BEDA #19 - Dia mundial da Fotografia



Hoje é o dia mundial da fotografia!!! Todos os dias eu agradeço por ter descoberto esse hobby pra mim. Lembro que antes, quando a fotografia não era assim tão acessível, se alguém me perguntasse o que eu gostava de fazer nas horas vagas eu falava "navegar na internet". Hahaha. Não que isso seja mentira, mas convenhamos que não é lá um hobby.
Ano passado, nesse dia, compartilhei uma frase no Instagram que com certeza define essa minha jornada:
"The camera is an instrument that teaches people how to see without a camera" - Dorothea Lange.
Me identifico muito com essa citação, porque realmente só depois que eu me descobri na fotografia, consegui enxergar o mundo de uma maneira completamente diferente.
Encontrei também essa tag "Apaixonadas por Fotografia" no blog Coruja Geek e tive que responder, não é? Então lá vai!!

01. Com quantos anos você teve sua primeira câmera fotográfica?
Minha mesmo, comprada com o meu dinheiro, foi aos 19 anos. Uma Sony cyber-shot W80, essa rosinha aqui.

02. Prefere fotografar ou ser fotografada?
Com certeza fotografar.

03. Você tem uma boa câmera para fotografar?
Eu acho isso bem relativo, mas podemos considerar que sim. Aqui no FAQ eu falo quais são.

04. Você fotografa e publica suas fotos?
Sim, tanto no Instagram, como aqui no blog.

05. Tumblr, We heart it, ou instagram?
Desses três com certeza o Instagram.

06. Cite uma pessoa que você se inspira para tirar suas fotos.
Eu não tenho uma pessoa que me inspira, tenho mais um estilo mesmo. Gosto de fotos mais com luz natural e com cores mais leves.

07. Você edita suas fotos ou prefere que elas fiquem no modo original?
Com certeza eu edito minhas fotos e considero uma etapa super importante na fotografia. Até onde eu saiba, ainda não inventaram uma câmera que fotografe exatamente o que estamos vendo, então só a edição vai conseguir transformar a imagem para mostrar o que o fotógrafo queria realmente transmitir.

08. Qual seu programa predileto para editar fotos?
Lightroom.

09. Sonha em ser fotógrafa ou faz isso como um hobby?
Apenas pra hobby e não me vejo fazendo isso como trabalho.

10. Já fez algum tipo de curso de fotografia?
Ainda não, mas gostaria muito de estudar mais sobre o uso do flash. Como prefiro fotos em luz natural, minhas fotos noturna são péssimas, por isso gostaria de aprender mais sobre fotos com luz artificial.

11. Qual a última foto que você tirou?
Essa desse post.

12. Qual a última vez que você foi fotografada por alguém?
Ontem, quando fomos tirar as fotos do ipê branco para o post.

13. Você é daquelas que quer sempre registrar os momentos e o que está ao seu redor, e sai sempre com uma câmera nas mãos?
Eu quase nunca estou com a minha câmera na bolsa, a não ser que eu saia de casa com a intenção de fotografar. Acredito que pra esses casos, os celulares de hoje já são uma boa saída.

14. Mostre uma foto sua (ou que você tenha tirado) que você goste muito.
Olha, eu ainda não superei as fotos que tiramos no campo de girassol aqui em Brasília. Então vou indicar o post, pra quem ainda não viu.

10 comentários

  1. Andrea, eu tô chocada que cê nunca fez curso de fotografia. E compartilho do seu pensamento sobre a edição. Acho uma etapa fundamental, também. Pra dar o tom, a intenção ou personalidade da foto. Fora que é gostoso, né? Eu acho uma parte divertida, embora não tire muitas fotos por aí, gosto muito de editar no Lightroom, também.
    Eu não tinha visto ainda essa frase do Dorothea, e, beu deus, muito vdd. Uma vez eu tirei fotos da Zona Leste de SP, perto da casa de uma amiga. Ela achava o lugar que morava feio, mas depois que viu as fotos ficou tipo: nossa, eu nunca tinha reparado que aqui é bonito e arborizado. Hahahaha.
    Ahhhh, socorrooo. Esse ensaio dos girassois é um HINO, mana <3 tu é muito talentosa. E fiquei curiosa: por que cê não se imagina trabalhando com fotografia? É uma dúvida real mesmo.
    Beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!!! Eu adoro editar fotos, hahaha <3
      Ah, muito obrigada, Lari!! Sabe aquela sensação de que o hobby não vai mais ser divertido se virar trabalho? Pois é.
      Prefiro trabalhar com algo mais para a minha formação e juntar dinheiro pra fotografia continuar como o meu escape :)

      Excluir
  2. Eu gosto muito de fotografia, apesar de não buscar muito sobre, e nem ter uma câmera (sonho!).
    Nas minhas crises existenciais de ensino médio (kk), quando penso no que vou fazer quando acabar a escola, tenho pensado na fotografia como uma opção. Uma ideia dos últimos tempos..
    Gostei muito da TAG e de saber mais da sua relação com a fotografia!
    Abraços ^^

    ResponderExcluir
  3. continue inspirando todo mundo little sis =)

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Respondi essa TAG em vídeo 3 anos atrás e nem lembro minhas respostas, vou lá ver!
    Eu acho até engraçado perguntar se edita as fotos, sabe? Pra mim é meio óbvio que é uma parte do processo da fotografia.
    Beijos!
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
  5. eu com certeza amo suas fotos. Elas são leve e delicadas.
    apesar de gostar muito de contraste e de coisas uma pouco mais densas, é sempre delicioso observar suas fotos e encontrar essa paz inspiradora ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu acho as suas fotos incríveis e acredito que deva sim trabalhar com isso <3

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  7. Mais um feriado que não sabia! (que planner maravilhoso é esse?) Eu também acho mega importante a edição, tanto que não posto nada sem. Usava muito o VSCO, mas comecei a usar o Lightroom e é tão completo! *-*

    ResponderExcluir
  8. eu amo essa tag! também já respondi ela lá no blog, mas faz MUITO tempo ♥ penso o mesmo que você sobre edição de fotos (até porque, essa é uma parte essencial pra definir o estilo de fotografia que fazemos). e sobre flash: sempre virei a cada, mas ultimamente venho estudando pra saber ~lidar melhor com ele, já que vez ou outra não tem jeito e preciso de luz artificial haha

    ResponderExcluir

Toffee Drops