BEDA #15 100 Happy Days

28/100 - Home
4/100 - International Relations

Quem me acompanha aqui no blog já deve ter visto como eu não sou uma pessoa muito comprometida e empenhada com projetos. Já cansei de contar quantos 52 Weeks eu já deixei de fazer, outros que eu mal comecei, além daqueles mensais no Instagram que a gente nem precisa entrar no assunto. E não, lógico que, como qualquer outra pessoa, eu acho isso um absurdo e morro de vergonha quando tenho que desistir.
Então, por que você desiste, Andrea? Os motivos são vários e o principal deles é, lógico, o tempo. Até posso ter, mas sem conseguir administrar, não adianta, nada vai dar certo. Além disso, algo que sempre faz eu desistir é o fato de que eu sempre quero me superar. Mas deixa eu explicar isso direito: se eu tirei uma foto legal, que eu fiquei pessoalmente 89% satisfeita com ela, na próxima eu não posso ficar 75%. Ou eu fico mais de 89%, ou eu não estou evoluindo, estou dando passos pra trás. E é essa cobrança que me chateia muito.
Mas, o motivo de estar contando essa história toda é que em 2014 eu me superei! Não pelo fato de só ter tirado fotos lindas e maravilhosas, longe disso, e sim porque finalmente consegui terminar um projeto - o 100 Happy Days! Pra quem não conhece, acredito que poucos, você tem que registrar momentos diários de felicidades por 100 dias consecutivos. Você pode compartilhar no Instagram, Blog ou até mesmo no Flickr, como eu fiz.
Ano passado, estava comentando isso com uma amiga e ela me disse que esse projeto é impossível!! Ninguém consegue ficar esse tempo todo feliz e ou o projeto será mentiroso ou um fracasso, apenas exigindo da pessoa a busca por algo que não somos obrigados a ter todos os dias. Fiquei impressionada com esse testemunho de alguém que nunca nem tentou fazer, tentei explicar, mas parece que ela não entendeu. Por isso, resolvi compartilhar a minha experiência aqui pra quem quiser fazer e também, se possível, ler sobre alguém que já fez.
Então vamos direto ao ponto, a pergunta de $1.000.000 - alguém realmente consegue ficar 100 dias feliz? Nem um diazinho de tristeza? E minha resposta é: SIM. Não estou dizendo que todos os dias, 24 horas, 7 dias por semana você estará sorrindo. Problemas aparecerão, muitos planos não irão dar certo, pessoas mal-humoradas vão tentar tirar o seu bom humor, alguns dias você vai querer mandar todo mundo pra aquele lugar e por aí vai. O objetivo é não deixar que os pontos negativos sejam superiores aos positivos em um dia. Se o dia foi péssimo, acredito que o projeto ajuda você a procurar deixar aquele dia bom, então você vai fazer algo que goste, ir a um restaurante legal, cozinhar seu prato favorito, ou até mesmo admirar aquele pôr do sol e ver que o dia acabou e amanhã pode começar de novo. Pra mim, isso não tem nada a ver com exigir que você seja feliz, mas sim procurar transformar o seu dia.
Ao fazer o projeto, me deparei com dias em que eu não estava a fim de fotografar nada, outros em que eu fazia a maior produção pra mostrar algo. Muitos eu tive que tirar lá do fundo algum motivo pra ficar feliz e, principalmente, vários em que eu tive que me contentar em estar apenas 50% feliz com a foto, mas sabendo que aquela recordação meio borrada, com a luz nem um pouco legal, me fazia lembrar o motivo da fotografia, o que tinha me feito feliz e não apenas a beleza em si do registro. E esse com certeza foi o maior ensinamento pra mim nos 100 Happy Days: não preciso ter uma foto seguindo todas as regras da fotografia, simétrica, com luz natural pra fazer o registro, mas sim a sensação e o bem estar que registrar aquele momento como o mais feliz de um dia me proporcionou.
Quero muito fazer o projeto mais uma vez, mas quem quiser ver as fotos de 2014, aqui está o album do Flickr com todas elas! E vocês? Alguém tem vontade de fazer, já fez ou acha esse projeto impossível?

23 comentários

  1. estava morrendo de vontade de fazer, e o post me animou ainda mais, acho que realmente não da ppara ficar sorrindo todo dia, mas acho que o projeto é justamente para fazer a gente reparar nos pequenos detalhes, por exemplo aquela florzinha fofa que a gente viu na rua hehe, quero muito fazer <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Amanda! Cada um entende o projeto de um ponto de vista, não é mesmo? Pra mim é uma inspiração pra procurar os pequenos momentos que nos fazem feliz e não uma obrigação ;) Faz mesmo!!! É muito legal e eu já quero fazer de novo esse ano <333

      Excluir
  2. Será que é socialmente aceitável eu participar dessa tag em 2016? haha Acho que vou começar amanhã mesmo. Obrigada por esse post!

    Um beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah acho que sim, Janaine! Apesar de ter sido mais famoso lá pra 2013/2014, nunca é demais um projeto que nos inspira a procurar a felicidade, não é?

      Excluir
  3. Seguir projetos é super complicado mas descobri que muito da minha evolução veio com a prática desses projetos. Então querendo ou não eu sempre me envolvo em vários. Eu não conhecia a fundo o 100 Happy Days, mas posso dizer que estou apaixonado. Já vou pesquisar mais os das outras pessoas. O seu está lindjô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Gabriel <3333 E sim, esses projetos sempre vão nos ajudar a evoluir de uma forma ou de outra. Estou adorando acompanhar seus projetos agora em 2016 ^_^

      Excluir
  4. Eu já fiz e foi maravilhoso! Eu sou muito ligada à positividade e como ela muda nossa vida (sou a prova viva de que pensamentos bons atraem coisas boas) e me fez muito bem esse projetinho, me estimulou ainda mais a olhar a vida de forma diferente. Sempre recomendo o 100 Happy Days quando o assunto é felicidade. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário lindo, Sara! Eu tenho que treinar mais o pensamento positivo, sou daquelas que sempre espera o pior e nunca quer criar expectativas pra nada. O que às vezes é bem chato...
      Também adoro recomendar o 100 Happy Days e não vejo a hora de fazer de novo, hahahah.

      Excluir
  5. Esse projeto é lindo e fico super feliz que tenha terminado <3
    Cara como assim fotos mais ou menos? Estou vendo seu álbum e amando de verdade! Cada foto fofa, simples e cheia de amor .. parabéns mesmo.
    Post inspirador!!

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Andréa ,eu nunca consigo terminar um projeto ! E não é so de fotografia não hein !rsrs ja quis fazer esse 100happy days mas desisti ,não pelo motivo de não encontrar coisas felizes ,mas por eu não conseguir manter a frequência mesmo ,sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, Ana! Mas vou te contar um segredo do 100 Happy Days: várias vezes eu tirava as fotos durante a semana, deixava na câmera e quando estava mais folgada no domingo, editava e postava todas de uma vez! Fotografar, editar e postar todo dia, ainda mais de câmera, muitas vezes era meio impossível!

      Excluir
  7. Nossa, esse seu post me lembrou que eu estava planejando fazer o 100 happy days de novo esse ano (também fiz em 2014). A minha ideia era começar ele (ou um 365 dias) bem no dia do meu aniversário e adivinha só: esqueci! Haha
    Mas acho que foi uma boa ter esquecido porque eu estaria bem louca agora já que, além do BEDA, estou fazendo um desafio fotográfico-literário lá no instagram. Acho que iria pirar :P

    Sobre começar a concluir projetos: de fotografia, desses projetos grandes, consegui o 100 Happy Days (2014) e o 365 days (2011), mas nunca consegui fazer um 52 semanas haha que bizarro, né? Ah, e tem o nosso eterno 6 on 6 que estamos fazendo firme e forte há mais de um ano *-*

    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também quis fazer um projeto começando no meu aniversário, hahhaha e também esqueci!!! Mas acontece, nas melhores famílias de Londres <33 E eu não sei o que tem no 52 semanas que eu não consigo terminar também!!! E como eu pude esquecer do 6 on 6??? Vamos continuar firme e forte sim! <333

      Excluir
  8. Ótima reflexão, Andrea! Apesar de ser importante fazer autocobrança, espero que você consiga se cobrar menos. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fernanda! O BEDA também está me ajudando muito a diminuir essa autocobrança. Antes eu só queria postar quando tivesse algo super importante e inovador... Adivinha? Nunca postava nada, hahhaha. Trágico se não fosse cômico...

      Excluir
  9. Vamos fazer agoraaaaaaaaa #100happydays2016 #Hanna&Andrea #go

    ResponderExcluir
  10. Eu consegui fazer um 365 days! Foi mágico, na época. Tentei fazer outro, mas não deu, e depois outros projetos, mas desde então só tenho fotografado menos e menos, o que é bem triste :~ Seu post me deixou um pouquinho mais motivada pra tentar fazer um 100 happy days :) Não dá pra ser feliz por todos os dias ininterruptamente, mas fotografia é algo que costumava me fazer mais feliz e acho que só de fotografar uma vez por dia, a mágica acontece ali hahaha
    :***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, 365 dias é o tipo de projeto que eu nem começo, hahhaha. Admiro muito quem consegue completar um <3 E é bem isso o que você falou, só i fato de pegar a câmera e ir fotografar algo já me deixava feliz ^_^

      Excluir
  11. Eu tinha feito um comentário aqui, mas sumiu :'(
    Eu fiz esse desafio e descobri que no meu instagram só tem gato e café! huahuaahuuah adoroooooo <3 foi mto bom ter feito o desafio, não tenho mta prática em tirar fotos, então achei bem legal!!

    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Bia! Você não é a primeira que reclama de comentário sumindo daqui :(((( Espero que não aconteça mais...
      Hahhaha, mas gatos e café são amor!!! Pra que melhor, não é??

      Excluir
  12. Adorei a ideia do projeto. Fiquei até tentada a participar, mesmo que não tenha o hábito de entrar em projetos fotográficos.

    ResponderExcluir

Toffee Drops