BEDA #4 Free Lightroom Presets


O Photoshop com certeza tem um lugarzinho reservado no meu coração, afinal são quase 15 anos mexendo e aprendo por lá. Mas não posso negar a praticidade que é editar uma foto no Lightroom! São dois programas bastante diferentes, quem quer algo mais complexo, controlando camadas, deve usar o Photoshop. Mas, se você prefere algo mais simples, mais fácil e ainda assim com um ótimo resultado, então o Lightroom é realmente a melhor escolha. 
Lógico que nem todo mundo tem tempo pra aprender a usar um outro editor, nesses casos os famosos presets (predefinições do Lightroom) são a melhor escolha!! A internet está lotada deles por aí, muitos são pagos e custam uma pequena fortuna, como os do VSCO e da fotógrafa Rebecca Lily, que têm uma qualidade inquestionável, mas estão bem fora do meu orçamento. 
Os gratuitos também estão ao monte, mas não vou negar que muitos têm uma qualidade meio... hhmm.. deixa pra lá. Por isso, resolvi reunir aqui alguns dos meus presets gratuitos favoritos e que eu uso sim nas minhas fotos!! 

01. Replichrome
Criados pela equipe do Totally Rad, os mesmos do RadLab e do PicTapGo, o Replichrome reune três pacotes com diferentes presets que imitam os efeitos de filme. Todos eles são pagos, mas você pode baixar alguns como amostra!!! Pra que melhor? *_* Abaixo, coloquei alguns exemplos e pra ver o antes, só colocar o mouse em cima da foto.


Primeira foto editada com Agfa HDC 200 Frontier, segunda com Fuji 800Z Frontier (clean).

02. Nate VSCO Cam
Esses eu descobri há pouco tempo e é simplesmente um pacote com presets que imitam os meus filtros favoritos do VSCO Cam!! E vou falar, ficam parecidos mesmo, hein? O bom desses presets é que eles não alteram a básico de contraste, exposição, sombras, apenas as cores. Aqui vão mais exemplos, e lembrando que pra ver o antes, mouse na foto ;).


Primeira foto editada com A4 e segunda com HB1.

03. Free Lightroom Presets
Como o nome já diz, é um site que reune vários presets gratuitos!! Você só precisa se cadastrar e baixar os que você quiser. Bom, os efeitos que eles dão na foto não são meus favoritos. Já usei algumas vezes em outras fotos, mas modifico vários detalhes pra foto ficar como eu quero. Aqui deixei o efeito dele mesmo, pra vocês terem uma ideia de como é o resultado real.


Primeira foto editada com Guava Jelly e segunda com Cinnamon Girl.

Além desses, existem outros que já encontrei, mas nunca testei:
- Free Eric Kim Lightroom Film Street Photography Presets;
- Free Pastel Lightroom Presets;
- Preset Love.
Muitas pessoas ainda têm um certo preconceito com edição de fotos, mas eu realmente não entendo o motivo. Por mais moderna que uma câmera seja, ela nunca vai registrar o que realmente vemos a olho nu e nada melhor que a edição para o fotógrafo mostrar o que ele realmente viu na hora de registrar a imagem. Além disso, colocar um efeito na foto pra embelezar a imagem não é crime nenhum :P. Lógico que sempre com moderação e não para fins de vender uma mentira, isso a gente não aceita mesmo.
E é isso, pessoal!! Falei que o post de hoje ia ser menos textão (apesar de que ainda escrevi mais que o necessário, hahaha) e menos choro (isso não teve mesmo :D). Espero que vocês tenham gostado e que ajudem vocês!!

17 comentários

  1. Hoe, Andrea! Tudo bem? :)

    Que bom que você está se desafiando com a proposta do BEDA! Se serve como incentivo para você, para nós é uma forma muito bacana de matar saudades dos seus posts e fotos que revelam um olhar delicado sobre o cotidiano! ♥

    E flor, que post salvador de vidas! Ter indicação de recursos tão bons por alguém que manja dos paranauê de fotos é realmente reconfortante e faz a gente querer correr atrás de tirar fotos melhores e com efeitos incríveis também!

    Mas, embora suas dicas tenham sido realmente valiosas, acredito que o trecho que mais me salvou foi você ter dito: "Por mais moderna que uma câmera seja, ela nunca vai registrar o que realmente vemos a olho nu e nada melhor que a edição para o fotógrafo mostrar o que ele realmente viu na hora de registrar a imagem. Além disso, colocar um efeito na foto pra embelezar a imagem não é crime nenhum". Você não sabe a massagem que fez ao meu coraçãozinho, restabelecendo a minha confiança. Muito obrigada! ♥

    Beijos, flor!
    Subindo no Lustre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, muito obrigada pelo comentário maravilhoso, Karupin!! Pode ter certeza que cada mensagem dessas é um incentivo a mais pra continuar postando aqui <3

      Excluir
  2. Olá Andrea,
    Como sonhei com esse posts de fotografia que você havia falado que iria fazer mais há um tempo.
    Já disse, mas vou repetir: estou amando poder vir aqui todo dia e ver esse blog atualizado. Sou fã do Toffee Drops
    Queria muito ter conseguido fazer o BEDA esse ano, mas não rolou.

    Voltando para o post. Sobre edições em fotos: trabalhei um tempo com um fotógrafo indexando imagens e foi uma experiência maravilhosa. Aprendi muito. Principalmente sobre o Lightroom, porém mais na parte da indexação e dos metadados das imagens. Essa parte da edição, nem tanto. Mas quero muito aprender mais coisas
    Ele uma vez disse, mais menos assim: "edição existe desde os primórdios da fotografia quando os fotógrafos faziam as revelações dos negativos. A manipulação dos químicos para revelar uma imagem é a mesma coisa que . Nesse momento, o fotógrafo consegue mexer em cores, contraste, saturação. Isso é ou não é editar/manipular uma imagem registrada?"

    Acho que editar e dar um olhar coerente aquilo que você captou e talvez a máquina não conseguiu captar como queríamos. Aí temos uma segunda chance.

    Por favorzinho, mas posts sobre fotografia e edição!
    Adoro
    Mil beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por sempre me acompanhar e deixar comentários desses aqui no blog, Karin!! E nossa que demais trabalhar nessa área com um fotógrafo!! <33 E é verdade mesmo, as pessoas acham que isso de edição só começou na fotografia digital, que nada!!
      Pode deixar que já já vem outro post sobre edição <33

      Excluir
  3. Eu edito tudo usando photoshop e o vsco mesmo, nunca testei o lightroom. No vsco eu cheguei a comprar alguns dos filtros pagos numa vez que entraram em promoção pra ver qual era a deles, mas alguns acabo nem usando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho muitos pacotes do vsco cam, mas só uso uns 3/4 filtros lá, hahaha. Mas acredito que usar sempre os mesmos filtros dá uma consistência legal nas fotos :D

      Excluir
  4. Puro amor! Vou testar e acompanhar as dicas de foto aqui <3

    ResponderExcluir
  5. Achei MEGA utilidade pública. Fui apresentada ao Lightroom há pouco tempo, e depois desse post realmente vou precisar baixar para conferir de perto, porque parece ser uma mão na roda! Eu sou uma negação com Photoshop, sinto que preciso de uma época da minha vida para me dedicar exclusivamente a aprender como o programa funciona, porque até a edição mais básica pra mim é simplesmente impossível! Por causa disso, o Lightroom parece ter tudo para ser a alegria dos meus dias.
    Sentimentaligrafia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Photoshop tem tanta ferramenta, opções, que realmente a gente fica perdida!!! Por isso, o Lightroom é uma maravilha!! Direto ao ponto e faz o prometido com uma qualidade maravilhosa!! Sempre recomendo <3

      Excluir
  6. Tens razão. Quando se está com pressa,a melhor opção é o LR e os famosinhos presets. Estou morta de feliz por ter conhecido mais filtros com este padrão que você segue 😍❤

    ResponderExcluir
  7. gostei MUITO desse pack que imita os filtros do vsco <3 já tô baixando aqui! amo demais o LR, hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito bom e estou usando MUITO nas minhas fotos!!! <3

      Excluir
  8. Gente, que coisa mais maravilhosa que eu não sabia da existência até então. Claro que não consegui fazer funcionar, mas vou seguir tentando, muito arraso!

    ResponderExcluir
  9. Hi Andrea,
    thank you so much for this article! I think this is the perfect overview of free Lightroom presets!

    Maybe as a little addition to the Lightroom Preset site you recommended:

    I created a site with 54 free Lightroom Presets as well: https://preset-collection.com

    The mission with this site is to help people starting with Lightroom and making their photos more colorful :-)

    Maybe you would like to add this site to your article as well?
    Anyway thank you so much for this article!

    With the best regards
    Yours Maurice

    ResponderExcluir

Toffee Drops