BEDA #27 White Photos



Que atire a primeira pedra quem um dia não gostou de fazer aquelas edições usando todas as ferramentas do Photoshop. Adicionava curvas, texturas e deixava a imagem naquele efeito vintage jurando que estava arrasando. Hoje em dia, graças a Deus, até a edição de imagens e fotografia foi atingida pela onda minimalista, por isso adeus texturas em fotos.
Nas mudanças das minhas edições, algo que eu priorizo ultimamente é: o branco tem que ser branco e o preto tem que ser preto. Falando parece estranho, mas é simplesmente não mudar as cores e não colocar efeitos mirabolantes na imagem. E como muitas pessoas me pediram algumas dicas para fazer edições assim, resolvi fazer esse post hoje numerando algumas dicas:

01. Essa é a mais óbvia de todas, mas eu já pequei muito nela: fotografe coisas brancas com fundos brancos!! Pois é, muitas vezes tentei deixar o papel de parede do meu quarto, por exemplo, branco, mas a verdade é que o fundo dele é bege, por isso ficava horas tentando editar uma foto e no final não dava certo.
02. Luz!!! Ambiente iluminado vai melhorar muito a foto e refletir as cores reais, sem sombras pra atrapalhar.
03. Na hora da edição não usar nenhuma ferramenta que possa modificar os brancos e os pretos das fotos. No Lightroom, por exemplo, esqueça pro resto da vida a aba "Tonalização Dividida". Além disso, nas curvas Vermelhas, Verdes e Azuis as extremidades devem começar em 0,0/0,0% e terminar em 100,0/100,0%. Vou explicar isso melhor já já.
04. Infelizmente as fotos não vão parecer como você quer em todos os computadores. Pois é, cada monitor tem uma calibração diferente e por isso as imagens também não serão iguais. Eu já sofri muito com isso com raiva porque gastava um tempão editando as fotos pra no final as pessoas não verem como eu gostaria. Como resolver isso? Algumas pessoas usam um calibrador de monitor, mas eu não sei muito sobre, então prefiro não falar.

Mas vamos lá para a edição??
A primeira coisa que eu faço quando abro uma imagem é ajustar a exposição da foto, regular se a foto está muito escura ou muito clara e depois disso, consigo ver se as cores estão com alguma modificação. Na foto a seguir, por exemplo, a mesa que era pra ser branca está com uma sombra meio amarelada.
E é aqui que vem o meu "segredinho" (que de segredo não tem nada): equilíbrio de branco, uma das minhas ferramentas favoritas no Lightroom. Sabe esse conta-gotas? Você vai usá-lo para clicar em algum tom neutro da imagem (preto, cinza ou branco) que ele vai automaticamente deixar aquela parte com o branco/branco e o preto/preto. Demais, não é? E o melhor é que você pode ver como vai ficar a imagem na janelinha do navegador a sua esquerda.



Olhem só a diferença da imagem antes e depois de ter usado a ferramenta do equilíbrio de branco: só colocar o mouse em cima da imagem pra ver o antes e o depois.


Depois disso, a imagem está pronta para ser editada como quiser ou receber algum preset: lembre-se de não usar nenhum preset que modifique o equilíbrio de branco, ok? Se for usar alguma curva, lembre de "zerar" as extremidades dela: olha só como o branco muda se o final dela não ficar 100,0/100,0%. A imagem de cima é o antes e a seguinte é o depois.




O resultado final da minha foi esse: coloque o mouse pra ver a foto totalmente antes e depois :).


Coloquei alguns outros exemplos usando essa mesma técnica de selecionar uma área neutra com o conta-gotas para a foto ficar com o branco/branco. A foto do depois já é com a edição final :).


Então é isso!! Espero que vocês gostem, não tenha ficado complicado e qualquer pergunta podem fazer aqui nos comentários que vou responder todas, ok? :)
Obrigada pela visita!!!

23 comentários

  1. Menina,você é magnífica!Quantas horas e horas já gastei em busca de um branco puro... Muito obrigada mesmo por compartilhar seus segredos com a gente! És muito generosa❤

    ResponderExcluir
  2. ♥ ♥ ♥ maravilhoso ♥ ♥ ♥
    Tenho que deixar de lado a minha preguiça com o Lightroom e usa-lo com mais frequência. Obrigada pelas dicas!!

    ResponderExcluir
  3. tão linda as fotos tudo branquinha *o*

    ResponderExcluir
  4. Que post incrivel <3 Adoro editar minhas fotos também e fico testando várias coisas quando tenho tempo, adorei a edição e a forma que as fotos ficaram nos posts *-*

    ResponderExcluir
  5. Que fotos lindas as suas! Eu sou péssima demais em fotos, então Obrigada pelas dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro fotos brancas porém nunca consegui uma muito legal, vou tentar agora com essas suas dicas (inclusive, andei pensando em comprar um tecido branco ou algo do gênero pra usar de fundo, hahahah). Seu post ficou incrível, beijinhoss!!

    www.nathaliaorige.com

    ResponderExcluir
  7. Era dessas que adorava encher as fotos de efeitos kkkk... Principalmente na época do orkut! rs.

    Hoje, graças a Deus tenho noção das coisas kkk e também estou amando essa onda minimalista!


    Bjs!

    lpenachioni.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. antes de tudo, eu irei só dizer que fiquei apaixonada pelas suas fotos e pelo seu blog *_*

    as dicas estão incríveis! confesso que eu até tento deixar meu Instagram mais clean e branquinho, mas não dá muito certo :p primeiro porque eu sempre aumento o esmaecimento da foto; segundo que eu gosto muito de fotos em tons escuros (digo que são "à lá Tim Burton" hehe). claro que, às vezes, eu me rendo ao branco, que fica lindo <3

    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Eu sou uma pessoa bem paranoica com fotos sabe? Eu já cheguei excluir todo meu feed no insta porque não estava do jeito que eu queria, é existe ''todos os tipos de doidos kkk'''. Bom, eu realmente gostei das dicas, porque é algo que vou precisar muito nas minha vida, algumas delas eu já sabia, outras não. O legal que eu acho de posts assim, é porque você acabam descobrindo novas texturas para fotos. Adorei teu post!!

    Oxente, leitora!

    ResponderExcluir
  10. Amei as dicas! Adoro fotos mais clean, sabe? E também concordo que a iluminação do ambiente faz toda a diferença! Acho fotos com fundo branco lindo, mas tem os dias em que dou preferência por fotos com uma carinha mais vintage, com tons de sépia e um branco mais amarelado haha Beijão

    ResponderExcluir
  11. Andrea sempre fui uma "leitora fantasma" do seu blog. Até te indiquei no blog Day do ano passado...
    Sempre gostei muito das suas fotos e adorei as dicas

    ResponderExcluir
  12. Gente, por isso que minhas fotos são uma meleca: além de eu não saber tirar foto, eu não sei mexer em nenhum desses programas de edição :(
    Do jeito que você explicou parece não tão complicado... será que tenho coragem de instalar esses programas?
    Seu Instagram é perfeito!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que mágico! Amei! hahahahahahahah Beijoca! <3

    ResponderExcluir
  14. Ah, adorei as dicas.
    Tenho percebido muito essa mudança nas edições. Chega de mil filtros & efeitos. Basta dar uma mexidinha no contraste, no brilho e pronto, temos uma foto linda! s2
    Tenho perguntado pra muita gente ultimamente qual app de edição de imagem elas usam pras fotos de celular. Qual você usa?

    ResponderExcluir
  15. Dicas incríveis ♥ Eu gosto muito desses tons mais brancos, então sou fã assumida do equilíbrio. Ele ajuda demais em diversos aspectos, deixa a fotografia muito mais bonita, clara, sem tanta informação, parece. Gostei da dica das actions serem zeradas, não sabia disso, então sempre usei normalmente, mas ultimamente tenho preferido mexer só na exposição. Menos é mais ♥ Post ótimo e super útil.

    ResponderExcluir
  16. O início do seu post me fez lembrar da época que a galera decoarava fotos com shapes e afins no Photoshop, eu amava! Hoje em dia cá estou evitando até filtro de Instagram! Hahahaha!
    Adorei as dicas pra conseguir o branco-branco. Isso é uma coisa que eu sempre tenho dificuldade, mesmo depois de dois semestres de fotografia. A edição que você fez da foto da rosa ficou absolutamente incrível!

    ResponderExcluir
  17. Estou encantada com o resultado da edição das suas fotos. Faz um tempo que estou organizando o feed do meu instagram, mas estava com dificuldades com a edição porque não entendo muito dessas coisas

    ResponderExcluir
  18. Ah, fotos brancas <3 . Eu sempre deixei minhas fotos o mais claras possíveis porque amo, e sempre foi no photoshop. Atualmente com os apps de edição ficou ainda mais fácil, então costumo usar o vsco e afterlight pra deixar meu feed o mais branquinho possível <3

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem? Essa tendência de fotos com o fundo branco e os objetos destacados está conquistando o coração de muitas pessoas. Realmente fica muito lindo. Já tentei em algumas imagens mas confesso que o que gosto mesmo é de colorido, de flores, de primavera, de natureza, ver muita coisa branquinha me dá vontade de "pintar" tudo haha Sigo vários igs minimalistas no instagram e acho lindo, mas acredito que eu não tenho o dom haha Beijos, Érika ^-^

    ResponderExcluir
  20. Não conheço o Lightroom, mas com certeza vou passar a usá-lo! Acho lindas esse estilo de foto com fundo claro e bem fofinha, mas- por algum motivo - costumo de identificar mais com foto mais escuras e sombrias (vai entender!)

    ResponderExcluir
  21. adorei esse post! eu SEMPRE uso o LR pra editar e não sei como nunca usei esse seletor, vou mudando manualmente (cuidado com a burra, HAHAHAHA).

    ResponderExcluir
  22. Quanto mais eu leio sobre edição de fotos, mais eu descubro o quanto sou noob :~~

    ResponderExcluir
  23. Andrea,
    Toda uma existência esperando esse tutorial. Sério!
    Amo suas fotos e esse toque delicado que você faz.

    Sei que tem muitos tutoriais por essas internês, explicando como.
    Mas nada como alguém que tem um trabalho inspirador, mostrando como faz
    Obrigada, obrigada, obrigada.
    Mil beijos

    ResponderExcluir

Toffee Drops